Escola Naval

“Navegar é preciso, viver não é preciso.” A frase milenar oriunda do Império Romano que data de 70 a.C. inspirou ao longo dos séculos a vida de navegadores e marinheiros que têm dedicado uma relevante parcela de suas vidas ao mar.

A Escola Naval, localizada na Ilha de Villegagnon, Rio de Janeiro – RJ, é uma das instituições de ensino superior militar que abre as portas pra aqueles que almejam se formar Oficiais da Marinha para os postos de Corpos da Armada (CA), Fuzileiros Navais (CFN) e Intendentes da Marinha (CIM).

Como declara o portal oficial da Escola, ela é a mais antiga instituição de nível superior do Brasil, sendo criada em 1782, em Lisboa, sob o nome de Academia Real de Guardas-Marinha. A Academia se instala no Brasil em 1808, juntamente com a vinda da Família Real – foi a única instituição transferida para cá. Em 1886, recebe o nome de Escola Naval e em 1938 é fixada permanentemente na Ilha de Villegagnon.

O Ciclo Escolar é de quatro anos, durantes os quais, os estudantes são Aspirantes da instituição e internos na Escola, onde estudam de segunda a sexta e são liberados para casa aos finais de semana. O regime de internato exige do Aspirante a dedicação por inteiro à sua formação, sendo assim alcançado seu máximo desempenho, e, como se convive mais com os companheiros de turma do que com os próprios familiares, exige o desenvolvimento de uma personalidade baseada em valores de verdadeiro respeito e disciplina.

Além das atividades acadêmicas, há as atividades extracurriculares que são promovidas pela Sociedade Acadêmica Phoenix Naval (SAPN). São atividades de teor recreativo, cultural, artístico e social entre os Aspirantes ou com outras entidades sociais externas que colaboram com a formação cultural, moral, social e cívica do Aspirante.

Também cabe à SAPN a publicação ao final de cada ano da revista “A Galera”, que contém entrevistas, textos escritos pelos Aspirantes e fotos. O mais interessante da revista é a dimensão de sua distribuição: com uma tiragem estimada de 1500 exemplares, ela é distribuída não apenas para os formandos, seus familiares e organizaçőes militares das três forças, mas também para outras instituiçőes em cerca de vinte países das Américas, Europa e África, por ocasiăo da Viagem de Instruçăo dos Guardas-Marinha. Em breve, a revista será disponibilizada online.

Tendo uma tradição esportiva muito forte, além das atividades promovidas pela SAPN, os Aspirantes têm a liberdade de praticar na instituição esportes tais como vela, remo, canoagem, natação, pólo aquático, atletismo, orientação, voleibol, basquete, futebol, judô, esgrima, tiro e pentatlo militar, havendo competições internas ou em outros estados e países.

Só a partir do terceiro ano os Aspirantes optam pela escolha de curso e habilitação: Corpo da Armada (Mecânica, Eletrônica ou Sistemas de Armas); Corpo de Fuzileiros Navais (Mecânica, Eletrônica ou Sistemas de Armas), e Corpo de Intendentes da Marinha (Administração).

No dia 13 de dezembro (Dia do Marinheiro) do quarto e último ano do Ciclo Escolar, acontece a cerimônia de formatura, quando os formandos são declarados Guardas-Marinha, recebendo as respectivas platinas de suas madrinhas e a espada (símbolo do Oficial) das mãos do Almirante paraninfo.

Terminado o Ciclo Escolar, prossegue-se a formação dos jovens, com o Ciclo Pós-Escolar. Esta etapa final dura um ano, e é ministrada fundamentalmente para o ensino profissional, com destaque para a aprendizagem prática e de instrução, conduzida em várias organizações militares e a bordo do Navio-Escola “BRASIL”.

Apenas homens são admitidos na Escola, e seu ingresso é possível de duas maneiras: diretamente através do Colégio Naval, ou através de um concurso público de admissão. A idade mínima para ingressão é de 18 anos de idade.

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: